Você sabia que, quando se trata de vendas, para além do produto ou serviço em si oferecido, a forma como a mensagem é transmitida é determinante na intenção e decisão do cliente? Isso significa que a comunicação assertiva é uma forma eficaz de conseguir bons resultados de vendas e, até mesmo, de relacionamento com o cliente.
Sabe-se que a habilidade de se comunicar bem está intimamente ligada à capacidade de fechar negócios. Por isso, neste conteúdo, iremos te mostrar como melhorar sua comunicação e, assim, ser mais assertivo no processo de vendas.
O que é comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é um conjunto de técnicas utilizadas para manter um diálogo eficaz e coerente, garantindo, assim, que a mensagem passada esteja clara, objetiva, equilibrada e não agressiva.
É importante ressaltar que esse tipo de comunicação também produz um diálogo ágil, o que é ideal no momento da venda, pois o intuito é buscar uma maneira de apresentar o seu produto ou serviço de um modo que seja confortável para o cliente e que resolva o problema dele objetivamente.
Dentre os principais meios para uma boa comunicação assertiva, podemos destacar:
- clareza nas palavras;
- tom de voz;
- controle emocional;
- conhecimento sobre o assunto abordado (neste caso, conhecimento da empresa, de seus produtos e serviços);
- empatia no diálogo.
Principais vantagens da comunicação assertiva no processo de vendas:
Com certeza a principal vantagem da utilização desse tipo de comunicação é a potencialização do poder de persuasão e argumentação, o que facilita o processo de vendas e relacionamento com o cliente. Além disso, a comunicação assertiva gera uma humanidade para o atendimento, criando uma sensação de confiança no cliente, o que acaba o aproximando da empresa e refletindo nas vendas.
Outro ponto a ser destacado é que a comunicação assertiva pode proporcionar um atendimento personalizado. Mas é preciso que você esteja aberto para conhecer as necessidades do cliente, suas opiniões, seu histórico de compra para, assim, oferecer algo que faça diferença para ele.
Invista no treinamento da sua operação
Como qualquer outra habilidade, a comunicação assertiva também exige treinamento para que comece a ser efetiva. Por isso, é extremamente importante investir no treinamento da sua operação para que os resultados positivos comecem a surgir.
Trazendo para a realidade, a área de instrutoria e treinamentos, por meio da figura do supervisor, pode auxiliar os operadores a potencializarem significativamente o aprendizado dessa habilidade, avaliando os argumentos de venda através de softwares de qualificação do atendimento (Quality Assurance).
Utilize os canais de comunicação certos
Uma questão muito importante na comunicação assertiva é o timing, ou seja, saber o momento certo de iniciar a abordagem da venda e o veículo ideal para fazer o contato, pois o acerto começa a partir do momento que você descobre o canal de comunicação certo para o seu tipo de público. Alguns ainda preferem o contato tradicional feito por telefone, outros se sentem mais confortáveis com a abordagem feita por meios mais dinâmicos, como SMS, WhatsApp e redes sociais. A Alldesk oferece a possibilidade de integração desses canais, o que facilita a comunicação entre empresa e cliente.
Oferecendo diferentes tipos de contato, a empresa fica aberta para mais possibilidades, além de conseguir manter uma relação melhor com o cliente, o que irá influenciar diretamente no resultado de suas vendas.
Comunicação assertiva para agentes virtuais
É importante ressaltar que a utilização da comunicação assertiva não vale apenas para operadores humanos, mas uma construção de um diálogo claro, coerente e humanizado para agentes virtuais também é essencial, especialmente pelo uso cada vez maior dessa tecnologia.
O agente virtual é um bot capaz de realizar os primeiros contatos com o cliente de maneira ágil e rápida, seguindo algumas respostas padrões de informações pré-determinadas pela programação do robô, porém é importante que o seu script de respostas seja feito baseado em uma comunicação assertiva para gerar bons resultados. É totalmente possível que a comunicação do agente virtual seja humanizada, empática e personalizada.
A utilização da comunicação assertiva alinhada com as outras estratégias de vendas, possibilita um ótimo caminho para potencializar os seus resultados e garantir o sucesso não só de vendas, mas também no relacionamento com o cliente.
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