Não é segredo para ninguém, inclusive já falamos bastante por aqui, sobre a importância de investir em meios de comunicação eficientes para manter o contato e, consequentemente, o bom relacionamento com os clientes. Essa comunicação eficiente é fundamental para o bom funcionamento e para os resultados das empresas.
O SMS e o WhatsApp, em particular, são dois canais que se destacam por proporcionarem um contato rápido, ágil, além de darem a sensação de proximidade, solidificando a relação empresa-cliente e potencializando resultados que fazem o negócio crescer.
É interessante observar que muitos ainda pensam que, com a chegada do WhatsApp nas empresas, a utilização das famosas mensagens de texto (SMS) estariam com os dias contados. Mas será que, realmente, é necessário uma “disputa” entre as duas ferramentas?
Bom, é claro que as estratégias utilizadas serão diferentes para cada um dos canais, porém cada um tem suas vantagens específicas e, melhor ainda, elas podem se complementar. Te apresentaremos tudo isso a seguir!
O SMS MARKETING
Você sabia que o SMS é uma excelente ferramenta na melhoria do resultados de vendas? Segundo uma pesquisa da Gartner, a taxa de abertura dessas mensagens de texto é de 98%, o que significa que o conteúdo enviado será lido e pode gerar ótimos resultados, se feito da maneira correta.
Uma grande vantagem do SMS é o seu caráter universal. Smartphones ou celulares comuns, conectados à internet ou não, são alcançados por essa ferramenta. Outro ponto bastante positivo é a possibilidade de, com um bom banco de dados, fazer disparos segmentados e até mesmo automatizados, de acordo com o perfil de cada cliente.
Você pode conferir o nosso Guia Completo de Boas Práticas de Vendas Através do SMS Marketing clicando aqui.
O WHATSAPP BUSINESS
O WhatsApp tem sido uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas no intuito de proporcionar esse atendimento rápido, prático e mais próximo do cliente, já que o aplicativo está presente diariamente na vida e na palma da mão de cerca de 120 milhões de brasileiros.
O aplicativo de mensagens instantâneas está disponível para os diversos smartphones, se utilizando de notificações push para que o cliente possa receber mensagens instantâneas, além de possibilitar conversas em tempo real e a possibilidade de usá-lo em um navegador web.
Uma grande vantagem do WhatsApp é que a mensagem pode ser enviada de diversas formas, como vídeos, imagens, documentos e áudios, o que aumenta as possibilidades de comunicação, além de não possuir limite de caracteres.
Afinal, qual a melhor ferramenta?
A verdade é que o ideal é que haja uma integração entre eles. O SMS pode ser uma excelente ferramenta de vendas e relacionamento que se complementa muito bem com o WhatsApp, pois através das mensagens de texto é possível oferecer produtos, enviar cupons de desconto e avisos de promoções.
Na Alldesk oferecemos a migração de contato para outro canal (WhatsApp), o que irá possibilitar uma maior interação nas respostas para tirar dúvidas, entender melhor o produto oferecido e o mais importante, manter contato com os clientes e possíveis clientes.
A integração entre os dois canais abre mais possibilidades para estratégias de contato e relacionamento com o cliente, gerando, assim, resultados ainda mais positivos.
Para investir em soluções digitais para vendas e relacionamento como essa e conhecer mais do que a Alldesk oferece, ligue para (85) 99746.5553 ou mande uma mensagem via WhatsApp clicando aqui.