Você já parou para pensar se as técnicas de cobrança utilizadas na sua empresa têm sido, de fato, eficientes? Com a inovação digital e soluções tecnológicas cada vez mais acessíveis, muitas possibilidades foram criadas para a realização de pagamentos e, inclusive, nos meios de cobrança ao consumidor final.
A cobrança recorrente, por exemplo, é uma estratégia bastante simples e prática, mas que, se bem aplicada, pode obter resultados extraordinários.
Nesse conteúdo, iremos te mostrar o que você precisa saber sobre cobrança recorrente e te ensinar como implementar esse tipo de cobrança no seu negócio. Confira!
Afinal, o que é a cobrança recorrente?
A cobrança recorrente acontece como consequência em segmentos de mercado que oferecem serviços que geram mensalidades, semelhantes à planos por assinatura, por exemplo. Sendo assim, o pagamento realizado pelo cliente acontece em determinados períodos estabelecidos, como quinzenal, semanal ou mensal, de acordo com o tipo de contratação. O consumidor, dessa forma, ao concordar com a recorrência colocada pela empresa no ato da primeira compra, não precisa se preocupar em fazer o pagamento periodicamente, pois a cobrança já acontece de forma automática.
Como se pode ver, o modelo de aplicação desse tipo de cobrança é bastante simples e prático, além de permitir que a empresa tenha um controle maior de pagamento, proporcionando comodidade, tanto para o cliente quanto para o fornecedor do serviço, que gerenciam de suas transações de forma mais automática, deixando de se preocupar em cobrar os clientes todo mês, o que ajuda, inclusive, a reduzir a inadimplência.
Vale ressaltar que esse formato de cobrança e pagamento pode ser utilizado por negócios de diversos segmentos, como escolas, empresas de telecomunicações, escritórios, empresas que possuam clubes de assinatura, etc.
Como operacionalizar esse tipo de cobrança?
Primeiramente, é necessário uma ferramenta para realizar o controle do faturamento da cobrança e da parametrização de alguns dados que irão facilitar o processo, como cadastro do cliente, datas de vencimento, emissão de segunda via de boleto, gerenciamento no atraso do pagamento, etc.
Para cobranças avulsas, ou seja, de somente um período, a cobrança recorrente também pode ser bastante eficaz. Para isso, será preciso criar uma estratégia completa que otimize a sua operação, utilizando, por exemplo, datas específicas para enviar cobranças automáticas, por meio de SMS, e-mail ou, até mesmo, utilizando os agentes virtuais. Assim, o controle de pagamento também será maior.
Utilizando esse sistema de cobrança, a sua equipe não precisará mais executar atividades manuais, evitando erros e maiores custos na operação, já que os pagamentos obedecem a um comando de automação, garantindo uma maior educação dos clientes inadimplentes, mais facilidade na negociação e uma maior simplicidade na conferência final da receita no caixa.
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