Terceirizar serviços, seja você, dono de uma pequena, média ou grande empresa, é um recurso que vem facilitando diversas áreas empresariais. Afinal, muitos acreditam que optar por esse método pode ser mais vantajoso e ser uma forma de reduzir gastos. Mas, assim como qualquer atitude empresarial, é de extrema importância analisar detalhadamente antes da contratação para saber se realmente vale a pena e mais que isso, é necessário sempre acompanhar os resultados e compará-los para entender o que está sendo benéfico e o que não está sendo.
Se você avaliou todo o mercado e chegou a conclusão de que é mais vantajoso terceirizar, o passo agora é acompanhar os resultados dos serviços prestados. Quais são os resultados que quando nós comparamos podemos entender se um prestador de serviços faz ou não uma boa entrega? Quais indicadores comparar? Como fazer isso? É o que nós vamos entender neste conteúdo.
Indicadores para comparar empresas terceirizadas
Segundo o Luis Fernando, superintendente de projetos e processos da Alldesk, mais importante que a velocidade é a direção, afinal, do que adianta ir rápido ou devagar se você estiver indo para o lugar errado? De acordo com o superintendente, são os indicadores que nos ajudam a ter clareza se as empresas estão verdadeiramente norteadas para onde desejam ir. Sabendo dessa importância, nós preparamos quatro indicadores para você poder comparar empresas terceirizadas e entender melhor os seus resultados.
- Análise por folha de verificação
Aqui é onde você vai comparar os resultados de uma empresa versus o escopo dela e o de outra empresa versus o seu escopo também, dessa maneira você garante que está realizando a comparação dentro dos níveis de igualdade e fica ciente o que exatamente cada empresa entrega, o que foi contratado e o que de fato ela está conseguindo performar. Afinal, é muito importante você parar para analisar se o que foi combinado está sendo entregue, antes de tudo, esse precisa ser o primeiro indicador, o que nós também chamamos de indicador de comparativo de escopo.
- Qualidade da entrega
Como saber se aquela qualidade atende a sua expectativa? E qualidade é algo que muitas vezes pode ser quantificado, mas nem sempre mensurado, às vezes é dado uma nota de acordo com a sua percepção de qualidade, mas é fundamental medir isso e entender como as pessoas se relacionam com aquela prestação de serviço aplicando uma nota, realizando pesquisas de satisfação e o que mais for necessário, entendendo quais pontos precisam ser melhorados ou não para que isso não gere nenhum tipo de problema no futuro.
- Indicador de custos
Se uma empresa presta o mesmo serviço que outra entregando o mesmo escopo e a mesma qualidade, mas com um custo mais elevado é preciso entender a motivação disso visto que não existem diferenciais competitivos quando comparadas às outras. E é a partir disso que entram os outros indicadores, quando você passa a comparar escopos, qualidade e custos, você passa a ter referências para entender se esse fornecedor é saudável ou não para a empresa.
- Indicador de prazo
Por último, mas não menos importante, o indicador de prazo ou melhor dizendo, o indicador de desempenho de entregas ao longo do tempo. É preciso parar para analisar quanto do que é combinado é entregue dentro do prazo, levando em consideração desde a implantação, se ela aconteceu dentro do prazo combinado, os processos combinados também foram entregues dentro das datas previstas? O nível de confiança e rastreabilidade acontece dentro do acordado? Todos esses pontos precisam ser analisados na hora de comparar resultados e entender se aquela prestadora de serviço está entregando o que se espera.
Quando você tem escopo, qualidade, custo e prazo bem alinhados significa que provavelmente o seu parceiro entendeu a missão da sua empresa e está contribuindo para alcançar os melhores resultados.
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