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Anatel bloqueia chamadas de Robocall e Voicebots

A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, publicou no dia 06 de junho de 2022 uma medida cautelar referente às chamadas por robocalls ou voicebots, aquelas que geralmente tem uma duração de 3 segundos, por conta dos disparos constantes aos usuários, o que estremeceu o setor de telecomunicações, operadoras de telemarketing e outros prestadores de serviços do tipo. 

De acordo com a Anatel, essa medida é para impedir o uso excessivo desses serviços, que são utilizados para identificar se o usuário atende ou não essas ligações. Se porventura, ele atender uma ligação dessas as chances do contato na sequência aumentam. A agência vem tomando um posicionamento mais duro referente ao telemarketing abusivo, com a criação do canal “Não perturbe” para reclamações do tipo, e a regulamentação do prefixo ‘0303”, no início do ano, para a venda de produtos e serviços através do telemarketing ativo. 

Prazos, cumprimentos e descumprimentos dessa mudança

As operadoras de telecomunicações têm até o dia 16 de junho deste ano, para encaminhar à Anatel uma lista de usuários que geram mais de 100 mil chamadas em um único dia, com duração de até 3 segundo dos últimos 30 dias, e em sequência deverão bloquear todas essas chamadas num período de 15 dias, que só deverão ser desbloqueadas caso o usuário se comprometa a não adotar tal prática e apresente o plano de providências adotado. A agência também determina que as operadoras bloqueiem por 30 dias as chamadas originadas de números que não foram atribuídos previamente para a Anatel, a contar da publicação da medida cautelar. 

Essa é uma medida que vale tanto para números com chamadas realizadas pelas operadoras quanto para aquelas ligações que não tem o número identificado. Um prazo de 3 meses foi determinado pela Anatel para essa medida. Um período que permitirá à agência identificar as irregularidades e entender se a abordagem que as operadoras utilizam está correta ou precisam ser revisadas.

No caso do descumprimento por parte das operadoras, caso desbloqueie algum usuário que esteja no período da suspensão dos 15 dias, a punição será uma multa de até R $50 milhões aplicada pela Anatel. Essa punição se estende também a todas as empresas que contratam ou terceirizam esse serviço.

5 Dicas para adequar sua operação a nova medida

Com toda essa mudança contra o abuso excessivo das operadoras de telecomunicações é preciso se adequar a alguns passos importantes, como por exemplo:

#1 Verifique se a sua operação está usando o robô de voz, os voicebots para realizar essas ligações para os clientes, e caso ainda esteja ativo, paralise essa atividade imediatamente, buscando uma solução para se adequar a essa nova medida.

#2 Essa nova medida da Anatel é para conter as chamadas abusivas de 3 segundos que muitas pessoas recebem todos os dias. Frente a isso, as nossas tecnologias usam discadores automáticos inteligentes integrados em todos os canais de comunicação, tradicional e digital no formato de omnichannel, proporcionando um resultado de alto nível.

#3 A automatização via chatbot é uma das maiores tendências de atendimento e relacionamento atual, ao invés das chamadas indesejadas, o bot é uma ferramenta que entra em contato com o seu cliente/ usuário, através de um robô de inteligência cognitiva, sem a necessidade de uma intervenção humana, o robô é capacitado para entender e registrar tudo o que for falado e salvar todos os dados da chamada.  

#4 Use uma plataforma de discagem com uso de voicebot. Acompanhe resultados, faça ajustes, acompanhe os resultados, esteja no controle da situação. Essa plataforma de relacionamento permite, gerenciar passos, acompanhar as métricas e melhorar a performance.

#5 Além disso, os chatbots possibilitam infinitas integrações complexas via APIs de sistemas, inteligência artificial, de acordo com os canais de comunicação da empresa, o que facilita ainda mais o contato de excelência com o cliente.

A Alldesk disponibiliza diversos canais ativos diariamente, e todo novo atendimento, seja ele  por aplicativo, mensagem ou ligação, está atrelado a um número de protocolo informado ao cliente. Oferecemos o melhor serviço estratégico para os nossos clientes. Quer saber mais informações ou falar diretamente com um especialista? Ligue ou mande mensagem via WhatsApp para o número: (85) 99746-5553 ou entre em contato através do e-mail marcelooliveira@alldesk.com.br.