A cobrança preventiva é uma grande aliada no combate a inadimplência e mesmo mostrando seus inúmeros benefícios, muitas empresas ainda subestimam a sua importância no mercado. Analisando o atual cenário, uma pesquisa realizada pelo Capital Econômico de acordo com os dados do Serasa Experian, em outubro de 2022, o país tinha 6.332.952 de negócios inadimplentes, sendo a maior quantidade atingida desde o início da série histórica do índice, em 2016. Na comparação com outubro de 2021, 493 mil negócios entraram no vermelho.
Mesmo entendendo a proporção que a inadimplência vem tomando no âmbito comercial, muitas empresas não investem em ações de pré-cobrança, ou não investem da maneira correta, visto que essa solução, assim como qualquer outra, precisa ser feita de maneira especializada e adequada para os clientes. Desse modo, muitos negócios estão arcando com grandes problemas e prejuízos.
Entendendo esse cenário é que separamos quatro pontos que não só comprovam a eficácia da cobrança preventiva, como explicam seus diferentes benefícios. Confira a seguir!
Cobrança preventiva
Antes de tudo, vamos entender de maneira resumida e simples o que é de fato a cobrança preventiva, ela pode ser considerada como um conjunto de ações realizadas dentro da corporação com o intuito de prevenir o endividamento de seus clientes e relembrá-los de seus compromissos financeiros. Ou seja, é quando a empresa coloca em prática estratégias de cobrança antes da data de vencimento, podendo ser realizada por meio de lembretes, envios facilitados de boletos por sms e outras ações que permitam o pagamento da dívida na data certa ou até mesmo antes do vencimento.
A grande questão é que essas cobranças não devem ser realizadas de maneira indevida ou aleatória, afinal, o seu objetivo é garantir o quitamento da dívida e não o desprezo do cliente devedor. Por isso é de suma importância que estratégias sejam colocadas em prática para um bom funcionamento da solução, sendo uma das principais a avaliação do histórico de pagamento dos clientes.
Averiguar o crédito dos clientes inadimplentes é fator decisivo para uma boa cobrança preventiva, visto que quanto mais entendemos o nosso público alvo, mais assertiva será a ação, alguns questionamentos importantes são:
- O cliente apresenta um histórico de mau pagador?
- Se sim, foi um caso isolado ou ele é recorrente na inadimplência?
- Que tipo de débitos ele deixou em aberto?
- Foram parcelas elevadas?
O histórico pode contribuir com informações decisivas para uma boa realização da cobrança preventiva, indicando os clientes certos e a melhor abordagem a ser seguida. O objetivo da cobrança preventiva para esse grupo com histórico de inadimplência é lembrar o cliente de que o pagamento está chegando, mas sem causar incomodidade ou desconforto. Existem dois principais fatores para a efetividade da cobrança preventiva: o primeiro é a escolha das ferramentas. Para uma boa cobrança preventiva é preciso considerar o perfil do cliente e escolher a ferramenta que seja mais adequada para essa abordagem.
Para um cliente que faz parte de um segmento de mercado com grande capacidade de compra, um simples cartão de cobrança pode ser o suficiente para lembrar o cliente de que o pagamento está chegando. O segundo fator é o momento da ação. A cobrança preventiva deve ser feita em um momento em que o cliente tenha condições de fazer o pagamento e também de organizar o fluxo de caixa para essa ação.
Pontos que comprovam a eficácia da cobrança preventiva
- Redução da inadimplência
Certamente esse é o principal objetivo de qualquer negócio que possui altos níveis de inadimplência, reduzir essas taxas só é possível quando um conjunto de ações de cobrança são colocadas em prática e uma delas é a cobrança preventiva que garante um contato com o devedor de maneira antecipada, fazendo com que a sua fatura não seja esquecida e até mesmo colocando a sua dívida como uma prioridade na listagem de contas do cliente. Vale lembrar que um dos principais motivos de não pagamento da fatura dentro da data limite nada mais é do que o esquecimento.
2. Fidelização de clientes
Manter o contato ativo com a sua cartela de clientes, oferecer diferentes maneiras de pagamento, assim como algumas facilidades ao realizar o pagamento antecipadamente ou até a data limite faz com que os clientes desenvolvam um relacionamento mais duradouro com a empresa, visto que ela não só se faz presente no contato como proporciona maneiras de pagamento que sejam possíveis para aquele devedor.
3. Melhor relacionamento com os clientes
O ponto anterior desencadeia o melhor relacionamento com os clientes, ou seja, além da cobrança preventiva fidelizar os clientes já existentes, ela proporciona um relacionamento positivo com os novos e antigos clientes, fazendo com que prevaleça uma boa imagem da empresa mesmo durante os momentos de cobrança. Não existe nada melhor do que uma boa relação com o cliente. Por isso, não se esqueça que a cobrança preventiva é uma ação de cobrança, mas não uma cobrança. Mostre para o cliente que ele é importante para você. Que esse é um simples alerta, para que não haja nenhum problema na relação.
4. Crescimento sustentável
Toda empresa busca e sonha com um crescimento que seja sustentável financeiramente e com a cobrança preventiva isso se torna ainda mais possível, visto que o número de clientes inadimplentes diminui, o fluxo de caixa aumenta, os clientes se fidelizam e as vendas consequentemente crescem. Além disso, esse fluxo permite que a corporação trabalhe com maior previsibilidade, podendo organizar suas finanças, realizar novos investimentos.
Com essas informações em mãos e com a fidelização do público já existente, a empresa pode concentrar esforços em atrair novos clientes e expandir sua atuação de maneira gradual e segura.
Esses pontos comprovam que ao aderir a cobrança preventiva o seu negócio irá obter resultados positivos, retornos financeiros e conseguirá dedicar esforços buscando novos clientes de maneira eficaz e segura. Para isso, conte com o apoio da Alldesk, empresa de relacionamento com o cliente que atua no mercado há mais de 20 anos garantindo fidelização e retorno sustentável para empresas das mais diversas áreas de atuação.
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