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Guia prático: 5 passos para atualizar a sua cobrança e obter resultados de sucesso

Atualização de cobrança

Com uma sociedade cada vez mais tecnológica e diversa é natural que o mercado busque estar sempre se atualizando para acompanhar as demandas que surgem e adaptando-se aos novos modelos de negócios e consumo. Com a cobrança isso não é diferente, procurar entender as dores dos seus clientes para realizar cobranças por meio de soluções efetivas é primordial para que empresas consigam se manter financeiramente saudáveis.

Gerir todas as cobranças que precisam ser realizadas e garantir que exista um retorno satisfatório nos negócios nem sempre é uma missão tão simples. Nesse momento, além de boas práticas é necessário atualizar a sua cobrança para que ela consiga seguir as tendências de mercado e atender a todos os clientes de maneira positiva.

Pensando nisso, preparamos um guia com cinco opções de atualizações para você realizar na sua cobrança, trazendo opções que vão muito além do digital e que por muitas vezes não são tão utilizadas, mas que fazem toda a diferença. Confira abaixo cada uma delas.

  1. Capacitação da equipe

Pode parecer uma dica não muito importante, mas oferecer métodos de capacitação para a equipe destinada a realizar as ações de cobrança faz total diferença em uma operação. Realizar cobranças de maneira assertiva não é uma atividade tão simples, requer conhecimento, prática, entendimento das soluções e poder de argumentação para fazer acontecer. Capacitar o time com cursos da área, política de feedbacks para que possam entender melhor seus pontos fortes e fracos, criação e distribuição de manuais com informações necessárias e observações sobre a área, programas de reconhecimento para validar a capacitação da equipe são pontos importantes.

Todas essas alternativas e muitas outras que possam vir a colaborar são de extremo valor para realizar a capacitação da equipe de operação de cobrança, afinal, como já falamos anteriormente, os processos de cobrança estão sempre em constante evolução e os responsáveis por realizarem de forma direta essas atividades precisam evoluir juntos com as novas demandas.

  1. Marketing digital

Para obter resultados de sucesso é preciso que as empresas estejam atentas às inovações de mercado e procure oferecer o que há de melhor para os seus clientes. Atualmente, visto que o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes, é preciso aproveitar todas as oportunidades de crescimento e melhorias possíveis e isso inclui aderir novas estratégias.

O marketing já é utilizado nas corporações como uma das principais ferramentas dentro dos mais diferentes setores e isso não é novidade para ninguém, não só o marketing tradicional como o marketing digital. O que acontece é que o marketing digital também tem sido um recurso de extrema importância na área da cobrança, mais especificamente na cobrança digital. Com o grande alcance que ele pode desenvolver quando realizado da maneira correta, fica notório o quanto as estratégias de marketing digital podem ser benéficas como ferramentas a serem utilizadas na cobrança, auxiliando empresas a conseguirem o maior número de conversões possíveis.

Por meio do marketing digital, é possível fazer com que a empresa chegue de forma mais estratégica aos seus clientes devedores utilizando dois canais: as redes sociais e o Google.

  1. Treinamentos

Esse é, com certeza, um dos pontos mais importantes para obter resultados de sucesso. Colaboradores preparados e engajados em bater as metas estabelecidas influenciam diretamente nos resultados da operação de cobrança. Por isso, procure investir em treinamento para que toda a equipe envolvida esteja preparada para enfrentar todos os desafios do processo de cobrança.

Assim como citamos a importância de capacitar o time, manter uma periodicidade de treinamentos também é muito eficiente, tanto para relembrar antigos conceitos e técnicas como para aprender novas formas de realizar cobranças e utilizar as soluções adotadas nas ações. Aqui na Alldesk, por exemplo, sempre é realizado o treinamento de abordagem, pois acreditamos que a forma como abordamos o cliente é fundamental para uma boa negociação e o treinamento de atualização de produto para que todos os operadores saibam de fato o que estão cobrando e tenham argumentos válidos para utilizar.

  1. Cobrança preventiva

Essa técnica pode parecer óbvia, porém influencia diretamente na redução da inadimplência, pois o contato prévio diminui consideravelmente as chances do cliente atrasar o pagamento. Além disso, se tratando de relacionamento, a pré-cobrança é uma excelente opção, visto que, por ser vista apenas como um lembrete, não gera constrangimento ou desconforto, servindo também como uma forma da empresa demonstrar interesse em ajudar o cliente.

Muitas empresas ainda não investem na cobrança preventiva pois não acreditam na sua eficácia, mas atualizar as suas ações de cobrança adicionando essa solução é um passo de extrema importância e que pode render ótimos resultados.

Para esse tipo de cobrança, é interessante investir em soluções tecnológicas para obter um resultado ainda mais efetivo, como o envio de lembretes do pagamento através de SMS e E-mail. Outra excelente opção é a utilização dos Agentes Virtuais, robôs capazes de entrar em contato com o cliente e fazer, desde a cobrança preventiva, até negociações mais inteligentes.

  1. Phygital

Neste guia já ficou claro que os avanços tecnológicos não param e que estar atento a todas as novidades de mercado é muito importante e por isso o último ponto, mas não menos importante é o Phygital. O termo phygital vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital (digital). De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico, com o mundo digital.

Esse formato de trazer a experiência física e digital integradas, criou uma série de inovações e atualizações ao mercado, que agora caminha a passos mais certeiros: a necessidade de colocar o consumidor em evidência por meio da experiência híbrida. Na cobrança não seria diferente, unir esses dois universos vem dando muito certo. Um exemplo disso na prática: o operador ao ligar para o cliente e realizar uma cobrança pode oferecer a opção de pagamento via portal de negociação, ou seja, o cliente vai conseguir resolver todas as suas pendências digitalmente, tudo da palma da sua mão de forma simples e rápida.

Oferecer essa fusão entre o físico e digital para os clientes durante as ações de cobrança possibilita uma maior autonomia e facilidade para eles, fazendo com que eles se sintam beneficiados mesmo que durante o recebimento de uma cobrança.

Com esse guia prático de 5 passos fica muito mais fácil você atualizar a sua cobrança com pontos simples, mas que fazem diferença nos resultados obtidos. Se você deseja implementar uma cobrança efetiva na sua empresa e que esteja atualizada de acordo com as demandas do mercado, a Alldesk é a solução perfeita, o nosso maior propósito é trazer uma gestão especializada com tecnologia avançada para os resultados de relacionamento, vendas e gestão de recebíveis.

Quer saber mais sobre as soluções que a Alldesk oferece? Entre em contato com a nossa equipe comercial para te apresentarmos estratégias de acordo com as suas necessidades através do telefone e WhatsApp: (85) 99746-5553, ou pelo e-mail: marcelooliveira@alldesk.com.br.