Cuidar da inadimplência é um processo que requer estratégia e principalmente estratégias assertivas. Quando falamos em cobrança é comum que de imediato já venha na cabeça uma única maneira de realizar esse processo, como, por exemplo, através de ligação por meio de operador. Na realidade não é assim que funciona. Quando se é utilizada uma jornada de cobrança efetiva inúmeros processos são realizados para que a empresa obtenha o resultado esperado, ou seja, pagamento da dívida.
Dentro dessa jornada existem dois pontos que nós consideramos de extrema importância para a realização de cobranças eficazes que são: a cobrança preventiva e a cobrança amigável. Para entender melhor a sua importância, separamos por tópicos um pequeno resumo sobre cada uma delas e como a sua atuação pode ser benéfica para as organizações.
Cobrança preventiva
Podemos intitular como a primeira que deve ser considerada dentro da jornada, afinal, acontece antes mesmo do cliente se tornar inadimplente, ela é feita principalmente com os perfis de clientes que costumam atrasar o pagamento seja por esquecimento ou por questões financeiras. Esse contato é primordial para garantir que os pagamentos sejam realizados na data prevista e até mesmo para manter um relacionamento mais próximo da cartela de clientes.
Na Alldesk, a cobrança preventiva acontece da seguinte forma: realizamos um contato prévio com o cliente, a fim de lembrá-lo sobre o prazo de vencimento de sua conta, gerando um diálogo sobre intenções de pagamento, tira dúvidas ou envio de código de barras, fortalecendo o relacionamento empresa-consumidor, proporcionando um maior controle do fluxo de caixa e reduzindo a inadimplência. Esse tipo de cobrança pode ser feita tanto por operadores humanos como através de soluções tecnológicas, como os agentes virtuais e, até mesmo, via SMS e e-mail, o que amplia as possibilidades de lembretes ao cliente.
Cobrança amigável
A cobrança amigável também chamada de cobrança extrajudicial é o que o próprio nome já diz, quando a cobrança é realizada fora dos parâmetros judiciais, ou seja, ainda em formato de negociação, tentando fazer com que a dívida seja quitada da melhor forma possível tanto para o devedor quanto para a empresa. E para isso é crucial manter uma boa comunicação com os clientes, oferecer políticas de descontos na realização do pagamento, estar presente em diferentes canais a fim de contactar de forma mais assertiva o cliente e desenvolver boas argumentações de negociação com especialistas da área.
Na Alldesk, a cobrança amigável é realizada primeiramente com notificações extrajudiciais, ou seja, o cliente recebe por meio de SMS ou ligações a notificação da sua dívida juntamente com o boleto ou código de barras a fim de que a dívida seja paga e em seguida acontece de fato a cobrança extrajudicial onde realizamos essa abordagem amigável no início da régua de cobrança, podendo a situação ser resolvida por meio de uma negociação mais amistosa e sem necessidade de judicialização da cobrança.
A cobrança extrajudicial pode ser feita pelo credor de forma híbrida, ou seja, por meio da cobrança humana ou através de ferramentas digitais, dependendo de cada fase da negociação, o que proporciona uma negociação mais eficiente com resultados de sucesso.
A cobrança preventiva e a cobrança extrajudicial são essenciais para reduzir o número da inadimplência, por meio delas é possível garantir um maior retorno financeiro sem precisar partir para a cobrança judicial que é no caso de esgotamento de todas as possibilidades de negociação amigável. Além disso, colocando em prática essas ações o relacionamento com o cliente tende a se fortalecer ainda mais, mesmo em momentos de cobrança.
A Alldesk é uma empresa especializada em cobrança preventiva e amigável que atua no mercado há mais de 20 anos e que possui na sua cartela grandes clientes dos mais variados segmentos, como: empresas de energia, óleo e gás, telecom, água e esgoto, instituições de ensino, bancos, financeiras e seguradoras, saúde e varejo.
Experiência e profissionais capacitados para realizar a cobrança da sua empresa é o que não nos faltam. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como diminuir a inadimplência do seu negócio com os nossos serviços. Fale através do e-mail marcelooliveira@alldesk.com.br ou pelo número de WhatsApp: (85) 99746-5553.