A sua empresa é um lugar onde você gosta de estar e se desenvolver? O nosso trabalha deve ser um local confortável e onde nos sintamos bem, além de desenvolver nossas habilidades precisa ser um ambiente agradável, afinal passamos um terço do nosso dia no trabalho, mas o que a empresa precisa para ser um local acolhedor para os colaboradores?
Você conhece a certificação Great Place to Work? O famoso GPTW, essa é uma certificação de lugar de destaque para as empresas, avaliada pelos próprios funcionários e certificada por uma consultoria com autoridade global, que surgiu nos anos 80 com o objetivo de apoiar as organizações, a fim de se tornarem referência de um bom lugar para se trabalhar por meio da cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Mas o que faz com que uma empresa conquiste a certificação da GPTW. Mas como permanecer com essa certificação?
Para tal feito a empresa precisa percorrer uma jornada, um caminho de transformação e adequação. E cada caso vai depender do tipo empresa, muitas coisas contam nesse processo e o principal ou o primeiro deles é o porte da organização, ou seja, a quantidade total de colaboradores, variando de plano para plano. O objetivo final desse processo é que a empresa se torne um lugar de excelência para se trabalhar, conquistando o selo que pode ser considerado como um troféu para as organizações.
A empresa perfeita para se trabalhar
Há lugares que apostam nos ambientes de descanso dos funcionários, outros nos benefícios e também tem quem aposte no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Pensando nisso, separamos algumas características que podem ser levadas em conta na hora de avaliar se a empresa é ou não o melhor lugar para se trabalhar.
1 – Desenvolvimento de habilidades
Os colaboradores se sentem mais motivados e valorizados quando a empresa investe no desenvolvimento de habilidades profissionais, pois sentem que assim são verdadeiramente valorizados.
2 – Flexibilidade nos processos
A valorização dos colaboradores está também na flexibilidade dos processos, essa é uma forma de escutar as pessoas, vendo suas dificuldades e pontos de melhorias, uma política voltada não somente para o cumprimento de ordem.
3 – Empresas inspiradoras
Uma empresa que é case de sucesso no mercado, que serve de inspiração até mesmo para a concorrência, seja pela gestão ou modelo de negócio. Mas que são um exemplo a ser seguido, motivo de orgulho para o colaborador.
4 – Oportunidades claras de crescimento
Sem dúvidas o que pode desmotivar o funcionário é a falta de oportunidade e valorização que ele recebe no local de trabalho. Fazer parte de uma empresa e saber que seu trabalho é valorizado e que há chances de crescimento, quando existe um plano de carreira e crescimento claro e bem estruturado para o colaborador.
5 – Feedbacks constantes
A cultura de feedbacks também ajuda a tornar a empresa um local bom e seguro para se trabalhar, pois os colaboradores têm a chance de saber onde estão errando e onde estão acertando, desenvolvendo seus pontos fortes para alcançar uma melhoria para todos.
6 – Reconhecimento
O profissional que se esforça e procura se desenvolver dentro da empresa merece o reconhecimento, e muitas empresas pecam nesse sentido, por não reconhecerem o trabalho dos colaboradores que são a propulsão de qualquer empresa. E esse reconhecimento vem através de premiações, bonificações realizadas aos colaboradores.
Considerar uma empresa boa, é saber avaliar um local onde você será bem acolhido e conseguir desenvolver suas habilidades, uma empresa que aposta no colaborador porque sabe que depende do desempenho dele para ser um case de sucesso. Oferecendo todo o suporte necessário para ele conseguir realizar um bom trabalho.