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FIDELIZAÇÃO CLIENTES: VEJA 5 AÇÕES QUE IRÃO TE AJUDAR A MELHORAR O SEU ATENDIMENTO E O RELACIONAMENTO COM SEUS CLIENTES

Fidelizar clientes é essencial não apenas para manter um negócio, mas também para fazê-lo crescer, se desenvolver e alcançar resultados ainda melhores. Em um mercado saturado de produtos e serviços muito semelhantes, saber fidelizar clientes se tornou peça fundamental na gestão de qualquer empresa e é importante destacar que isso vai muito além de oferecer um produto ou serviço de qualidade, mas gerar engajamento e criar valor de marca, estreitando o relacionamento através de uma boa comunicação com o cliente também são formas de gerar encantamento.

 

Você pode estar se perguntando agora como colocar tudo isso em prática. Nós podemos te garantir que um bom atendimento está diretamente ligado a esses objetivos citados anteriormente e, consequentemente, à fidelização do cliente. Por isso, reunimos algumas maneiras de melhorar o seu atendimento e, assim, fidelizar mais clientes. Vamos lá? 

 

1.CONHEÇA BEM O SEU CLIENTE E OFEREÇA ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Para oferecer um bom atendimento, nada mais justo do que saber com quem você estará lidando e, por isso, é importante conhecer bem o seu público. Comece a explorar o seu banco de dados, pois lá você poderá encontrar informações valiosas sobre cada um dos seus clientes. Assim, você conseguirá oferecer um atendimento personalizado, oferecendo lançamentos, promoções, conteúdos e descontos de acordo com o perfil de cada um. Essa será uma arma poderosa na fidelização de clientes. 

 

2.INVISTA EM AUTOMAÇÃO POR RPA 

Hoje, um bom atendimento é sinônimo de agilidade e rapidez, não é mesmo? A RPA (Robotic Process Automation) é uma automação de processos que, através de bots, sincronizam a tela que o operador realiza o atendimento e tabula as informações no sistema legado do cliente, evitando o manuseio do operador entre diversas telas para um único atendimento, o que reduz consideravelmente o TMA (Tempo Médio de Atendimento). 

 

Esse tempo reduzido durante o atendimento ao cliente, faz com que ele sinta mais atenção por parte da empresa e tenha uma percepção positiva dos colaboradores e da empresa como um todo, o que transforma aquele cliente em um cliente fiel. 

 

3.OFEREÇA CANAIS DE COMUNICAÇÃO EFICAZES

Com o mundo globalizado e digital, os canais de comunicação das empresas mudaram bastante. Com isso, quanto mais canais de comunicação você disponibilizar para os seus clientes, melhor, para que eles possam fazer contato da forma que quiserem. Porém, é importante lembrar que não basta oferecer inúmeros canais, mas é preciso garantir que o atendimento de todos seja eficaz. 

 

Uma ótima opção para garantir isso, é investir na omnicanalidade. O Omnichannel possibilita a integração de todos os canais de comunicação utilizados pela empresa, centralizando, assim, as informações dos vários canais no mesmo sistema, o que proporciona agilidade na resposta ao cliente. Dessa forma, com as informações e atendimentos de todos os canais de comunicação centralizados, é possível dar celeridade aos processos, o que garante a satisfação e encantamento do cliente. 

 

4.PRESTE ATENÇÃO NAS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

Esse ponto é essencial para garantir que ocorram melhorias no seu atendimento. Analisando os principais motivos de reclamações dos seus clientes, você conseguirá elaborar estratégias de aperfeiçoamento, além de demonstrar o cuidado com as solicitações e sugestões dos clientes.  

 

5.ANALISE OS RESULTADOS 

De nada adianta fazer tudo o que sugerimos acima e não ter um momento de análise de resultados. Isso é essencial para identificar quais as estratégias funcionam e quais não. Desse modo, trace algumas métricas e busque avaliar se o que a sua equipe faz é satisfatório para os clientes. Essas avaliações podem ser feitas de diversas formas, como formulário, e-mail marketing ou, até mesmo, através de uma conversa com o cliente. 

 

Com isso, além de estar ouvindo o consumidor, você também estará criando uma relação pós-venda, forma de colocá-lo como uma das partes centrais do seu negócio. Monte uma equipe de Customer Success para que, assim, ela seja a porta-voz das ações que podem gerar resultados cada vez mais positivos. 

 

Invista agora em ações que potencializam suas vendas e melhoram o relacionamento com o cliente, ligue para (85) 99746.5553 ou mande uma mensagem via WhatsApp clicando aqui.