Oferecer uma experiência positiva para o cliente é primordial para as empresas que desejam se destacar no mercado e cada vez mais isso vem sendo provado, principalmente com o avanço da tecnologia e a transformação digital, que modificaram completamente as relações entre empresa e cliente, mostrando que investir em um bom relacionamento é obrigatório para quem deseja obter sucesso.
Dessa maneira, pensando em como oferecer um bom atendimento e desenvolver um relacionamento duradouro com os clientes, surgiu o conceito Customer Centric, traduzindo para o português, Cliente no Centro, ou seja, é uma prática que busca centralizar todas as ações estratégicas da corporação em torno do cliente e consequentemente fidelizá-lo. Quer saber mais sobre o Customer Centric e a sua importância para os negócios? Confira o conteúdo completo!
O que é uma empresa Customer Centric?
Conforme foi dito acima, o Customer Centric busca centralizar suas ações no cliente, ou seja, tudo que é realizado pela empresa é pensando em como oferecer a melhor experiência para o seu consumidor e como torná-lo um cliente fiel e satisfeito. Para uma empresa colocar em prática de fato esse conceito, é necessário pensar em toda a jornada do cliente, desde a sua prospecção até o pós-venda, por exemplo. Portanto, entender o cenário em que o consumidor está inserido e desenvolver soluções, estratégias e práticas que sejam de acordo com as suas necessidades e preferências é ponto importante para garantir um retorno positivo.
Uma empresa que se denomina Customer Centric oferece aos seus clientes ferramentas que tornem sua experiência prazerosa e que corresponda às suas expectativas, por exemplo, um atendimento rápido, fácil e que de fato resolva a problemática do consumidor. Para isso acontecer existem diversas soluções que podem auxiliar, e iremos citar algumas delas logo abaixo.
O grande ponto da questão é: oferecer um atendimento de excelência é o mínimo no Customer Centric. Para implementar esse conceito é preciso ir além, mas como? Procure mapear toda a jornada do seu cliente para entender qual o seu comportamento e como oferecer o melhor atendimento; Saiba tudo sobre os seus clientes, não tem como oferecer o que ele precisa se não se sabe as suas características e necessidades; Trabalhe o conceito do Customer Centric dentro de todos os setores da empresa, afinal, todos precisam trabalhar com o intuito de colocar o cliente no centro e por último, mas não menos importante, ouça sempre o que o seu cliente tem a dizer, até porque o seu foco é ele.
Como a Alldesk te auxilia a aplicar o Customer Centric?
A Alldesk é uma empresa de BPO que trabalha em toda a linha de Customer Experience (CX), inseridos na jornada do cliente. Realizando desde o serviço de atendimento ao cliente (SAC), vendas, relacionamento, retenção, fidelização, reconquista e cobrança, estando presente em todos os canais de comunicação, tradicionais e digitais de forma omnichannel, o que proporciona aos clientes resultados de alto nível.
Dessa maneira, a Alldesk trabalha desde a prospecção do cliente até o pós atendimento, acompanhando o consumidor em toda a sua jornada e oferecendo uma vasta gama de serviços especializados, fazendo com que o seu atendimento seja o mais eficaz possível.
Colocando sempre as necessidades dos clientes em primeiro lugar, de forma que a relação entre cliente e empresa seja positiva, a Alldesk divide as suas ações em três importantes segmentos:
- CX Journey
Uma abordagem que engloba a comunicação tradicional e digital, de forma omnichannel, em toda a jornada do cliente. Oferecendo os mais diferentes serviços de relacionamento, como SAC, central de relacionamento, atualização cadastral, fidelização, pesquisa de satisfação e tira-dúvidas. E não só isso, mas também ferramentas voltadas para vendas, como, allsales, allmeet, inbound sales, chatbot e allpay; retenção, como o exemplo da smartura e cobrança, como, agente virtual, chatbot, allportal e smartura.
- CX Solutions
Uma variedade de soluções modernas e inovadoras em toda a linha de Customer Experience. Trabalhamos com mais de dez soluções que buscam tornar o relacionamento com o cliente ainda mais positivo e assertivo. Confira algumas dessas soluções abaixo:
All Feat
Viabilizado por meio de tecnologias de Inteligência Artificial, integração RPA (Robotic Process Automation) e omnicanalidade, o All Feat consegue disponibilizar uma visualização 360º de forma unificada de seus canais em uma mesma tela, independente de qual canal o cliente entre em contato. As integrações via RPA, sincronizam, através de chatbots, a tela do operador com a tabulação do sistema legado do cliente, evitando o manuseio de várias telas ao mesmo tempo, o que reduz significantemente o TMA (tempo médio de atendimento) e, consequentemente, a fila de espera do cliente, fazendo com que o relacionamento seja otimizado.
Smart Ura
A Smart URA é o chatbot de voz receptivo da Alldesk, que, sem nenhuma intervenção humana, consegue identificar qual cliente está em atendimento, através de dados e com integração via API. O chatbot de cognição avançada vocaliza o nome do cliente e consegue realizar o atendimento por ligação, proporcionando um contato humanizado e personalizado, seja com a finalidade de marcar uma consulta, exame ou tirar a segunda via de um boleto. Capaz de atender um maior número de clientes simultaneamente, a Smart URA também influencia diretamente a diminuição do TME (Tempo Médio de Espera) no atendimento.
Chatbot
Uma das maiores tendências de atendimento e relacionamento no cenário corporativo atual, o chatbot é uma ferramenta que automatiza o contato com o cliente através de um robô com inteligência cognitiva, sem necessidade de intervenção humana, proporcionando um atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com agilidade e fácil acesso. Além disso, os chatbots possibilitam infinitas integrações complexas via APIs de sistemas, inteligência artificial, de acordo com os canais de comunicação da empresa, o que facilita ainda mais o contato de excelência com o cliente.
- CX Technology
A Alldesk trabalha com tecnologias inovadoras e práticas voltadas tanto para o ambiente interno como externo, procurando proporcionar mecanismos de trabalho que facilitem o atendimento do operador e, consequentemente, a jornada do cliente. Para visualizar melhor, trouxemos dois exemplos de tecnologias que auxiliam diretamente no dia a dia da Alldesk:
Artificial Intelligence
Utilizamos a Inteligência Artificial tanto nos sistemas para gerar estratégias (data science), como nos nossos bots, que, por meio dela, conseguem realizar diálogos com os clientes e falar através da tecnologia text to speech (TTS), tendo, assim, árvores de atendimento bastante diversificadas, que podem ser cada vez mais customizadas de acordo com as necessidades do consumidor durante o atendimento.
Business Intelligence
A Alldesk utiliza, hoje, os dois maiores sistemas de Business Intelligence do mundo: o Tableau e o Power BI. Com esses sistemas conseguimos produzir dashboards e, assim, podemos mostrar para os clientes, em tempo real, o acompanhamento dos resultados de cada operação. Com isso, é possível analisar todos os pontos que fazem parte do funcionamento da operação e, até mesmo, buscar novas estratégias de atuação para resultados de sucesso.
Oferecer soluções e serviços que facilitem o relacionamento com o cliente e transforme a jornada do consumidor em uma experiência positiva é o principal diferencial da Alldesk, de forma que tudo seja pesquisado, desenvolvido e utilizado com foco no cliente.
Essas são apenas algumas das mais diversas soluções desenvolvidas e oferecidas pela Alldesk que ajudam empresas a colocarem em prática o Customer Centric, fazendo com que, cada vez, mais os clientes sejam ouvidos e representados.
Quer saber mais sobre as soluções que a Alldesk oferece? Entre em contato com a nossa equipe comercial para te apresentarmos estratégias de acordo com as suas necessidades através do telefone e WhatsApp:(85) 99746-5553, ou pelo email: marcelooliveira@alldesk.com.br.