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TALK 0303: Especialistas respondem as dúvidas sobre a nova normativa da Anatel

O prefixo 0303 é um Ato normativo da Anatel que traz determinadas situações específicas,  para regulamentar o telemarketing ativo, que é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas. Essa normativa entrou em vigor em novembro de 2021 e tem o objetivo de barrar ligações de até 3 segundos em larga escala, buscando evitar contatos indesejados para diminuir o contato com pessoas que não tenham interesse em determinado produto ou serviço. 

Quem trabalha com televendas precisa se adequar e adaptar os estímulos que antes eram feitos com os clientes de acordo com o perfil.

E para falar sobre o assunto, no dia 19 de Julho, a Alldesk realizou uma talk falando sobre a normativa 0303, com Lívia Schramm, Head de Marketing do grupo econômico e da kedu, com foco em Digital Sales e inbound marketing e Thiago Procópio, advogado e sócio do escritório jurídico Meireles e Freitas Advogados, para tirar dúvidas sobre o novo prefixo 0303, além de falar das estratégias e alternativas para utilizar nas operações de televendas.

Qual alternativa tomar para ter um retorno positivo?

Na Alldesk, algumas mudanças foram feitas logo no início que a normativa entrou em vigor, houve uma redução de 38% de alôs dessas operações, 17% de alôs com o mailing triplicado e 25% de redução de vendas com a inclusão do 0303. A pergunta mais comum sobre o assunto é, quais as alternativas que eu tenho para fazer com que minhas vendas não tenham uma queda brusca?

Uma forma usada já desde o ano passado pelos agentes de vendas da Alldesk, é o Inbound Sales, que nada mais é, que realizar várias campanhas de tráfego com foco em marketing de conteúdo, tráfego, conteúdo inorgânico com técnicas em SEO, estratégias usadas para que o cliente dê o aceite naquele contato, no momento que ele se cadastrar no formulário de uma landing page, no site ou whatsapp ele já dá ali o aceite pro inicio de contato e a partir de então você já pode iniciar o contato com o cliente, criando um fluxo de Inbound Sales.

Entenda o fluxo:

Hoje na Alldesk, 80% das vendas é realizada dessa forma, com técnicas de Inbound Sales e o auxílio dos agentes de vendas, com isso,  a redução das vendas por conta do 0303 passou de 25% para 21% na queda, o que já é um número muito expressivo comparado ao início do ano. 

No Inbound Sales existem 3 coisas que ajudam nas operações que atuam com televendas, e que podem ser usadas para os operadores de televendas, conseguindo um resultado melhor nas abordagens.

  1. Reforçar os Treinamentos e melhorias nas abordagens com foco consultivo; 
  2. Engajamento de colaboradores através de trilha de carreira e remuneração variável;
  3. Estímulos diferenciados para capturar atenção e incentivar o retorno de contato do cliente. 

Confira as principais dúvidas que surgiram durante a talk:

Como funciona a questão do prefixo 0303 e a quem atinge?

Essa normativa só se aplica às ligações de telemarketing dos times de vendas, somente para telemarketing de vendas. Empresas de cobrança, doações e SAC, não se enquadram na normativa do 0303, somente empresas de telemarketing de vendas.

Quando eu utilizo o Inbound Sales como estratégia, cai o resultado do meu agente ou operador se equivalem em resultado?

Dentro do Inbound Sales não se utilizam operadores de telemarketing, mas sim agentes de vendas fazendo a conversão do cliente. Comparando essa metodologia o resultado é bem significativo e satisfatório: um operador de telemarketing vai ter mais alô ao longo do dia, com algumas negativas e recusas de ligações, em contrapartida, o agente de vendas tem uma capacidade maior de conversão, porque são contatos quentes, contatos que tem um viés de qualificação, um viés de interesse, pois já se cadastraram nas estratégias usadas para atraí-los, com a possibilidade maior de conversão. Tudo isso com um acompanhamento e nutrição, fazendo aquele com que aquele lead converta, se não agora, daqui a cinco dias ou a um mês, dependendo da complexidade da venda.

Se eu tenho um mailing compliance LGPD, onde o cliente já disse que quer receber contato de vendas, como funciona para esses leads?

Por mais que eu tenha o aceite do cliente, eu vou atuar com grande escala e utilizar operador de telemarketing, atuar com discador, é preciso usar o 0303, mas também pode ser feito outros estímulos, como agentes de vendas usando o RCS OU SMS, através das mensagens com o cliente dizendo que quer continuar a conversa, continuando o atendimento de forma construtiva.

Diferenças do SMS e RCS

SMS  interativo é um serviço que oferece conteúdos especiais ao consumidor. O cliente recebe uma mensagem de texto e ao interagir com ela é possível ativar serviços com comandos simples, como “sim” e “não”. O fluxo também pode ser ao contrário, ou seja, quando o consumidor envia a palavra-chave para um número curto — até 5 dígitos.

RCS —  trata-se de um novo padrão de mensagens por celular, que faz a cobrança através da franquia de dados e não por cada mensagem enviada. O sistema traz os mesmos recursos de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, etc. Envio de mensagens com mais de 160 caracteres, suporte a mensagens de áudio e vídeo, envio de arquivos, imagens e adesivos.

Esse ato busca atacar as ligações em larga escala e evitando contatos indesejados, para diminuir as ligações para pessoas que não tem interesse. Por isso, é necessário entender o que realmente são características de televendas, operadores de telemarketing, utilização de um discador e o contato ativo com o cliente e, aí sim, usar as estratégias do Inbound Sales para reverter a queda nas vendas de telemarketing. 

Acompanhe a entrevista na íntegra no vídeo abaixo, tire todas suas dúvidas sobre a 0303 e adeque a sua empresa com as estratégias de Inbound Sales. Consulte os nossos agentes ligando ou mande mensagem via WhatsApp para o número: (85) 99746-5553 ou entre em contato através do e-mail marcelooliveira@alldesk.com.br.


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